Páginas

sábado, 3 de dezembro de 2016

Biscoito Amanteigado Decorado... Da Lola!

Oi, pessoal! 
Vamos começar dezembro com as bolachas natalinas? 
Lá em Panambi, na minha família, sempre foi tradição... Faxinas de final de ano, músicas natalinas ecoando pela casa (muitas em alemão), enfeites, calendário e velas de Advento e, além disso, as tradicionais bolachas. Na hora de fazê-las, o trabalho era industrial: cada um com a sua função! Hehehe
Minha irmã Carolina está passando a tradição adiante... Pelo que soube, a Antônia (minha sobrinha) é uma ótima ajudante!
Ah, outra coisa: biscoito por aqui é bolacha... Hehehe







A Antônia (Tom-Tom ou Tonha) foi a responsável por 
colocar o granulado colorido... 
Por isso a quantidade exagerada em algumas bolachas... Hehehe
Eu achei lindo! Sou a tia! Hehehe



Biscoito Amanteigado Decorado da Lola
Ingredientes:
- 270 g de farinha de trigo, 135 g de açúcar, 120 g de amido de milho, 200 g de manteiga, 2 xícaras de açúcar confeiteiro (280 g), 3 colheres de sopa de água quente, granulado colorido.

Modo de preparo: 
Misture a farinha, o açúcar, o amido e a manteiga. Corte o fundo e uma das laterais de 2 sacos plásticos. Abra a massa entre eles. Caso a massa grude, polvilhe um pouco de farinha. Corte a massa com as forminhas de sua preferência. Coloque os biscoitos em uma assadeira forrada com papel manteiga. Leve ao forno preaquecido 180ºC por cerca de 12 minutos (dependendo do forno). Misture o açúcar de confeiteiro com a água quente. Mergulhe a parte de cima dos biscoitos no açúcar e decore com o granulado. 

Dica: os biscoitos vão sair claros e parecendo um pouco crus / moles, mas ao esfriarem eles endurecem.
 
 Encontrei essas imagens na internet, não sei de quem são...
Mas representam bem o trabalho!
Lola e Antônia...

Tom-Tom, é você? Hehehe

 Abraços, Cris

18 comentários:

Iris Barbas disse...

Oi Cris!

Que postagem linda e cheia de lembranças! Fico feliz que a Carola está seguindo os meus passos (ah, e a Antônia também)... As bolachas ficaram lindas, perfeitas... Não sou como a minha mãe, que já sai elogiando tudo... Hehehe Por isto, não posso falar do sabor, ainda não tive o prazer de experimentá-las... Hehehe
Você achou figurinhas muito lindas para ilustrar o trabalho da mãe e da filha... Lindas!
Saindo daqui com vontade de bater na porta da casa da Carola... Hehehe

Abraços, tua mãe

Prata da casa disse...

Que boalachinhas tão giras! A sobrinha tem muito jeito e a receita parece deliciosa. Já guardei para a poder experimentar.
Bjn
Márcia

Clara Brito disse...

Belas bolachinhas.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/12/waffles-de-abobora-no-forno.html

O meu pensamento viaja disse...

Que bolachinhas deliciosas.
Beijos

Andréa Santana disse...

Querida Cristina,
Muito bom iniciarmos Dezembro com essa postagem linda!
Levo a receita dos biscoitinhos, eles não podem faltar, amei suas
fotos, tudo lindo!


Abençoado Dezembro junto a sua família!
Bjoos no seu ♥

piteis da dinha disse...

Oi Cris, bt!
Lola esta se saindo uma ótima cozinheira e Antônia uma importante ajudante. Bela dupla kkkk
Bjssss amiga e uma semana abençoada p/vcs
Ah, peguei a receita!

Graziela Oliveira disse...

deve ficar mt bom, adoro biscoitos amanteigados!

www.blogamorarosa.com

Lilian Moraes disse...

Apenas morrendo de vontade desses biscoitos *_*. E vi que você mora em Canela, já fui turistar aí uma vez quando era criança hahaha, a cidade é linda!

Beijos
http://orangelily.com.br/

Carolina Barbas disse...

Oi Titi!
Que linda postagem! Adoro fazer estas bolachas, principalmente em época de Natal, com a Antônia. É muito divertido e elas ficam deliciosas. Espero que a Antônia tenha boas recordações como eu tenho da época de "casa".
Adorei as imagens no final da postagem, acho que vou fazer quadros!!!
Beijo, Lola

Natalia disse...

Salvei a receita para fazer no Natal!
Tenho uns cortadores novos que tô doida pra usar :)

Os seus biscoitinhos ficaram lindos <3

Look Day disse...

Que fofas, esse momento é muito divertido e gostoso neh?!

Beijos.

Camila Faria disse...

Que tradição linda (e deliciosa!). Tem que continuar mesmo, assim o Natal fica mais bonito e especial. <3

Janaína Santos disse...

Hum que delícia essa bolachinhas, vou anotar a receita para fazer para o meu afilhado.
Beijos
Jana Makes Esmaltes e Cia
Instagram
Fan Page

Joana disse...

A receita parece óptima.
Os biscoitos ficaram tão bonitos :)
Devem ser uma delicia!
Um beijinho

M. disse...

Mas que lindas bolachinhas!!! Adorei o vosso espírito de Natal, acho que também vou entrar nele :)
Beijinhos

Denise Moraes disse...

Delícia de tradição!! Vou tentar fazer com as minhas sobrinhas, elas vão amar!
Bjo
Denise

Betty Gaeta disse...

Oi Cris,
As bolachinhas ficaram lindas. Ontem fui a um bingo e ganhei bolachinhas de presentes. Estavam deliciosas. Sim, já comi todo o potinho.
Bjs

Cantinho da Gaiata disse...

Bom. Passando por aqui já aprendi, não sabia como colocar os enfeites das bolachas, yupi..... basta mergulhar no açúcar de confeiteiro e água quente.
Obrigada pela partilha.
Um Santo Natal para você e restante família.
Beijinho

Susana